“A China e as algemas olímpicas”

março 25, 2008

algemas.jpg

*Matéria retirada do blog Planeta Sustentável

link da matéria

“Os confrontos entre os monges, freiras e manifestantes tibetanos e a polícia chinesa ainda continua. É o maior embate desde 1989, quando ao menos 16 pessoas morreram. Atualmente, os líderes do governo do Tibet – que estão exilados na Índia desde de 1959 – falam em 130 mortos. A China, contudo, registra como número oficial 19 mortos durante os conflitos na capital tibetana, Lhasa. Entre os feridos, são 382 civis e 241 policiais, sendo 81 em estado grave.

Há 49 anos, os tibetanos iniciaram um levante contra o domínio do governo chinês. Foi em 1959 que o governo da região foi exilado na Índia, e ficou no país até então. Há 14 dias, os monges tibetanos fizeram um protesto pacífico para homenagear a data. Os policiais chineses, porém, repreenderam a manifestação. A partir daí, os conflitos começaram.

Nesta segunda, centenas de monges e manifestantes fizeram um protesto para que Dalai-Lama saísse do exílio e voltasse à região. De acordo com o jornal britânico The Times, moradores da região viram duas pessoas sendo mortas por policiais.

Diversas instituições estão promovendo protestos contra o governo chinês por causa do desrespeito aos direitos humanos. Os Repórteres Sem Fronteiras já anunciaram um boicote às Olímpiadas – que começarão daqui a 5 meses – por causa da proibição da imprensa internacional de cobrir sem censura a região.

E os protestos realmente chegaram até a Grécia, onde a tocha olímpica é acendida. Durante a cerimônia, manifestantes penduraram bandeiras em um dos prédios da principal rua de Olímpia com a frase “Free Tibet” (Tibet livre). Além disso, eles atrapalharam o carregamento da tocha bloqueando o comboio de carros. Os membros dos Repórteres Sem Fronteiras foram detidos na abertura por causa de uma bandeira em que mostrava os anéis olímpicos representados por algemas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: